domingo, 5 de julho de 2020

Bem-vindo ao lib.med.br

Dr Thales Henrique Costa e Gonçalves - segunda-feira, 01 de junho de 2020
Publicado por Dr. Thales Henrique Costa e Gonçalves
A perda de peso não intencional, ou seja, perda de peso sem que haja um esforço para que ela ocorra (dietas, exercício físico), é uma queixa muita frequente nos consultórios de geriatria e um problema muito comum entre os idosos.

Idoso podem ter uma série de fatores anormais que causam falta de apetite e que, quando bem identificados, podem ser tratados. Aprenda alguns deles:   [Mais...]

Dr Thales Henrique Costa e Gonçalves - segunda-feira, 01 de junho de 2020
Publicado por Dr. Thales Henrique Costa e Gonçalves
ocê vem percebendo que sua memória está fraca ou que um dos seus familiares está mais esquecido que o normal? As queixas são: ‘’estou esquecendo onde deixei meus óculos’’, ‘’onde deixei a chave do carro’’, ‘’esquecendo coisas que pessoas me contaram…’’.

Tenta se justificar que é algo momentâneo devido a rotina árdua de trabalho, excesso de preocupações com família ou simplesmente por não estar dormindo bem…

Nesse momento, inevitavelmente vem na cabeça aquela bendita lembrança de alguém com Doença de Alzheimer e , por fim, nos questionamos se estamos com sintomas iniciais de demência.

Sabemos que o envelhecimento vem acompanhado de alterações da memória, mas até que ponto isso é normal?   [Mais...]

Dr José Manoel de Almeida Junior - segunda-feira, 01 de junho de 2020
PARASITOSES INTESTINAIS O que são? As parasitoses intestinais são muito frequentes na infância. São consideradas problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países chamados subdesenvolvidos, onde são mais frequentes. As parasitoses...   [Mais...]
Dr José Manoel de Almeida Junior - domingo, 31 de maio de 2020
Publicado por Bruno Souza Benevides
PARASITOSES INTESTINAIS



O que são?

As parasitoses intestinais são muito frequentes na infância. São consideradas problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países chamados subdesenvolvidos, onde são mais frequentes. As parasitoses são a doença mais comum do mundo, atingindo cerca de 25% da população mundial (1 em cada 4 pessoas!). Sua transmissão depende das condições sanitárias e de higiene das comunidades. Além disso, muitas dessas parasitoses relacionam-se a déficit no desenvolvimento físico e cognitivo e desnutrição.

Exemplos de parasitoses

AMEBÍASE (ameba)
A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. Ela pode invadir a parede do intestino e causar diarreia com sangue, o que já é um caso grave. Também pode ir até o fígado, pulmão ou cérebro, causando doença nesses locais.

GIARDÍASE (giárdia)
A giárdia fica no intestino delgado do homem, onde podem se juntar e cobrir toda a parede do intestino, impedindo a absorção dos alimentos e causando diarreia, chegando até a dar perda de peso e anemia.

ASCARIDÍASE (lombriga)
O áscaris é também conhecido como lombriga e também fica no intestino do homem, mas também passa pelo pulmão. Por isso, em casos mais graves, ocorre a saída de vermes pela boca ou pelo nariz das pessoas, além de obstrução do intestino, tendo às vezes até que operar o intestino para retirar os vermes.

ANCILOSTOMÍASE (amarelão)
O ancilóstomo ou também amarelão entra pela pele das pessoas, podendo causar irritação, até chegar no intestino, passando também pelo pulmão. Ele suga o sangue pela parede do intestino, podendo causar diarreia pela inflamação e também anemia importante.

ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal)
O oxiúros fica na parte final do intestino, e é conhecido por causar coceira na região do ânus, principalmente à noite. Nas meninas também pode causar corrimento vaginal.

TENÍASE (tênia)
A tênia é o maior parasita do homem, podendo ocupar todo o intestino do homem, ou seja, chegar a medir até 12 metros! A principal complicação da teníase é a neurocisticercose, que é quando os cistos da tênia vão até o cérebro das pessoas, podendo causar epilepsia em pessoas que nunca tiveram antes Esse quadro também é conhecido pela sua transmissão pela carne do porco, quando mal passada.

TRANSMISSÃO

O mais importante é aprender que a maioria das parasitoses é transmitida pela alimentação ou pela água e pelo contato direto com os pés no chão. O germe entra pela boca ou pela pele até chegar no intestino onde ele vai crescer e se alimentar.



COMO SABER SE TENHO VERME?

A maioria dos quadros de todas as verminoses não causa nenhum sintoma nas pessoas. Você pode ter verme e não saber, mas isso também não é um problema! Caso sinta algum sintoma, o médico poderá pedir um exame de fezes para diagnosticar.



O QUE FAZER?

– Lavar bem os alimentos;
– Cozinhar ou assar bem os alimentos;
– Ferver e filtrar a água;
– Lavar bem as mãos com sabonete antes de comer;
– Andar sempre calçado(a);
– Evitar o contato com terra ou lama.



as de ter verme deve tomar remédio a cada 4 meses, sem precisar fazer exame de fezes. Ao persistirem os sint
QUAL É O TRATAMENTO? EU PRECISO TOMAR REMÉDIO DE VERME DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?

Mesmo sem sentir nada, quem tem chances aumentadas de ter verme deve tomar remédio a cada 4 meses, sem precisar fazer exame de fezes. Ao persistirem os sintomas, consulte um médico.



Autor: Bruno Souza Benevides
bsbenevides@hotmail.com   [Mais...]

Dr Rafael de Castro Resende - domingo, 31 de maio de 2020
Publicado por Rafael Resende
Neste artigo, falo sobre como envelhecer com a mente saudável, citando três possibilidades levantadas pela ciência: estilo de vida ativo, reserva cognitiva e treinamento cognitivo.   [Mais...]
Mostrar: 2, 5, 10, 25, 50
< - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - > - >>
16 a 20 (Total: 667)
Ainda não é usuário?
Saiba mais       Vídeos
Utilize seu Centralx Passport
$loading$