quinta-feira, 4 de junho de 2020

Bem-vindo ao lib.med.br

Dr Thales Henrique Costa e Gonçalves - segunda-feira, 01 de junho de 2020
Publicado por Dr. Thales Henrique Costa e Gonçalves, Geriatra.
Em qualquer idade é muito importante ter hábitos alimentares saudáveis, mas, na velhice, o corpo precisa de mais nutrientes para permanecer forte e com saúde.    [Mais...]
Dr Thales Henrique Costa e Gonçalves - segunda-feira, 01 de junho de 2020
Publicado por Dr. Thales Henrique Costa e Gonçalves
Tontura no idoso é uma das queixas mais comuns a partir dos 60 anos de idade, sendo referida como sensação de desequilíbrio, mal-estar e alteração na visão.

Quando elas se tornam mais frequentes, o idoso passa a ter medo de cair, torna-se mais sedentário e cresce as dificuldades para realizar suas atividades do dia a dia.   [Mais...]

Dr Thales Henrique Costa e Gonçalves - segunda-feira, 01 de junho de 2020
Publicado por Dr. Thales Henrique Costa e Gonçalves
Diferente do que muitos pensam o sono não é apenas um momento de descanso, ele contribui para uma vida mais longa e saudável.

Como saber se minha falta de sono é mesmo uma insônia?

Insônia é um dos problemas mais comuns entre as pessoas idosas, sendo caracterizado por:

Dificuldade de começar dormir;
Dificuldade em conseguir manter um sono contínuo.
Vale a pena lembrar que pessoas idosas podem ter o sono reduzido, e isso é natural do próprio envelhecimento. Então, dormir 5 a 6 horas por dia pode ser absolutamente normal desde que o sono reduzido não atrapalhe as atividades diárias.

www.vitalisenior.com
www.vitalisenior.com.br   [Mais...]

Dr Thales Henrique Costa e Gonçalves - segunda-feira, 01 de junho de 2020
Publicado por Dr. Thales Henrique Costa e Gonçalves
É muito comum nos depararmos no dia a dia com idosos que perdem o apetite, com consequente perda de peso e risco nutricional. Por mais que nos esforcemos para ofertar diferentes tipos de alimentos, dentre os quais ele adorava quando mais jovem, ainda sim a bendita falta de apetite continua.

Nesse momento, alguns questionamentos nos vêm a mente: É normal o idoso comer pouco e emagrecer? Por que o idoso está emagrecendo? Existe alguma vitamina para fortalecer ou remédio para aumentar o apetite?    [Mais...]

Dr Thales Henrique Costa e Gonçalves - segunda-feira, 01 de junho de 2020
Publicado por Dr. Thales Henrique Costa e Gonçalves
A perda de peso não intencional, ou seja, perda de peso sem que haja um esforço para que ela ocorra (dietas, exercício físico), é uma queixa muita frequente nos consultórios de geriatria e um problema muito comum entre os idosos.

Idoso podem ter uma série de fatores anormais que causam falta de apetite e que, quando bem identificados, podem ser tratados. Aprenda alguns deles:   [Mais...]

Dr Thales Henrique Costa e Gonçalves - segunda-feira, 01 de junho de 2020
Publicado por Dr. Thales Henrique Costa e Gonçalves
ocê vem percebendo que sua memória está fraca ou que um dos seus familiares está mais esquecido que o normal? As queixas são: ‘’estou esquecendo onde deixei meus óculos’’, ‘’onde deixei a chave do carro’’, ‘’esquecendo coisas que pessoas me contaram…’’.

Tenta se justificar que é algo momentâneo devido a rotina árdua de trabalho, excesso de preocupações com família ou simplesmente por não estar dormindo bem…

Nesse momento, inevitavelmente vem na cabeça aquela bendita lembrança de alguém com Doença de Alzheimer e , por fim, nos questionamos se estamos com sintomas iniciais de demência.

Sabemos que o envelhecimento vem acompanhado de alterações da memória, mas até que ponto isso é normal?   [Mais...]

Dr José Manoel de Almeida Junior - segunda-feira, 01 de junho de 2020
PARASITOSES INTESTINAIS O que são? As parasitoses intestinais são muito frequentes na infância. São consideradas problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países chamados subdesenvolvidos, onde são mais frequentes. As parasitoses...   [Mais...]
Dr José Manoel de Almeida Junior - domingo, 31 de maio de 2020
Publicado por Bruno Souza Benevides
PARASITOSES INTESTINAIS



O que são?

As parasitoses intestinais são muito frequentes na infância. São consideradas problema de saúde pública, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades dos países chamados subdesenvolvidos, onde são mais frequentes. As parasitoses são a doença mais comum do mundo, atingindo cerca de 25% da população mundial (1 em cada 4 pessoas!). Sua transmissão depende das condições sanitárias e de higiene das comunidades. Além disso, muitas dessas parasitoses relacionam-se a déficit no desenvolvimento físico e cognitivo e desnutrição.

Exemplos de parasitoses

AMEBÍASE (ameba)
A ameba é um parasita do intestino grosso, onde ela se aloja causando diarreia. Ela pode invadir a parede do intestino e causar diarreia com sangue, o que já é um caso grave. Também pode ir até o fígado, pulmão ou cérebro, causando doença nesses locais.

GIARDÍASE (giárdia)
A giárdia fica no intestino delgado do homem, onde podem se juntar e cobrir toda a parede do intestino, impedindo a absorção dos alimentos e causando diarreia, chegando até a dar perda de peso e anemia.

ASCARIDÍASE (lombriga)
O áscaris é também conhecido como lombriga e também fica no intestino do homem, mas também passa pelo pulmão. Por isso, em casos mais graves, ocorre a saída de vermes pela boca ou pelo nariz das pessoas, além de obstrução do intestino, tendo às vezes até que operar o intestino para retirar os vermes.

ANCILOSTOMÍASE (amarelão)
O ancilóstomo ou também amarelão entra pela pele das pessoas, podendo causar irritação, até chegar no intestino, passando também pelo pulmão. Ele suga o sangue pela parede do intestino, podendo causar diarreia pela inflamação e também anemia importante.

ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal)
O oxiúros fica na parte final do intestino, e é conhecido por causar coceira na região do ânus, principalmente à noite. Nas meninas também pode causar corrimento vaginal.

TENÍASE (tênia)
A tênia é o maior parasita do homem, podendo ocupar todo o intestino do homem, ou seja, chegar a medir até 12 metros! A principal complicação da teníase é a neurocisticercose, que é quando os cistos da tênia vão até o cérebro das pessoas, podendo causar epilepsia em pessoas que nunca tiveram antes Esse quadro também é conhecido pela sua transmissão pela carne do porco, quando mal passada.

TRANSMISSÃO

O mais importante é aprender que a maioria das parasitoses é transmitida pela alimentação ou pela água e pelo contato direto com os pés no chão. O germe entra pela boca ou pela pele até chegar no intestino onde ele vai crescer e se alimentar.



COMO SABER SE TENHO VERME?

A maioria dos quadros de todas as verminoses não causa nenhum sintoma nas pessoas. Você pode ter verme e não saber, mas isso também não é um problema! Caso sinta algum sintoma, o médico poderá pedir um exame de fezes para diagnosticar.



O QUE FAZER?

– Lavar bem os alimentos;
– Cozinhar ou assar bem os alimentos;
– Ferver e filtrar a água;
– Lavar bem as mãos com sabonete antes de comer;
– Andar sempre calçado(a);
– Evitar o contato com terra ou lama.



as de ter verme deve tomar remédio a cada 4 meses, sem precisar fazer exame de fezes. Ao persistirem os sint
QUAL É O TRATAMENTO? EU PRECISO TOMAR REMÉDIO DE VERME DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?

Mesmo sem sentir nada, quem tem chances aumentadas de ter verme deve tomar remédio a cada 4 meses, sem precisar fazer exame de fezes. Ao persistirem os sintomas, consulte um médico.



Autor: Bruno Souza Benevides
bsbenevides@hotmail.com   [Mais...]

Dr Rafael de Castro Resende - domingo, 31 de maio de 2020
Publicado por Rafael Resende
Neste artigo, falo sobre como envelhecer com a mente saudável, citando três possibilidades levantadas pela ciência: estilo de vida ativo, reserva cognitiva e treinamento cognitivo.   [Mais...]
Dr Rafael de Castro Resende - domingo, 24 de maio de 2020
Publicado por Rafael Resende
Será que a Acupuntura tem lugar no tratamento da depressão? Se sim, ela pode ser usada em todos os casos? Neste artigo, respondo a essas perguntas.   [Mais...]
Dr Mauro Paraiba Cavalcanti - sexta-feira, 22 de maio de 2020
Publicado por Mauro Paraiba Cavalcanti
Bursite: Um Breve Resumo   [Mais...]
Dra Rhaissa Carvalho Said Stancioli - sexta-feira, 15 de maio de 2020
Cystic fibrosis, gastroduodenal inflammation, duodenal ulcer, and H. pylori infection: The “cystic fibrosis paradox” revisited Journal of Cystic Fibrosis 12 (2013) 377 – 383 www.elsevier.com/locate/jcf Original Article Cystic fibrosis, gastroduodenal inflammation, duodenal ulcer, and H. pylori infection: The “cystic fibrosis...   [Mais...]
Dra Larissa Maciel Baptista - domingo, 10 de maio de 2020
Os 1.000 dias, começa já na concepção!Da gravidez 🤰🏻de uma mulher até o segundo ano de seu filho👦🏽. É uma janela única de oportunidade para construir futuros mais saudáveis ​​e prósperos.   [Mais...]
Dr Adevair Marques Filho - sexta-feira, 08 de maio de 2020
Publicado por Dr. Adevair Marques Filho
Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica   [Mais...]
Dr Joao Erni Vidal Scarparo Sorio - domingo, 03 de maio de 2020
Publicado por Dr. João Sório
Diabetes tipo 2 é assintomática nas fases iniciais. Por isso, a importância do diagnóstico precoce.   [Mais...]
Dr Joao Erni Vidal Scarparo Sorio - domingo, 03 de maio de 2020
Publicado por Dr. João Sório
O Diabetes tipo 2 é assintomático nas fases iniciais, por isso o diagnóstico precoce é de fundamental importância.   [Mais...]
Dr Marcelo Chagas Sales - quinta-feira, 12 de março de 2020
Publicado por Marcelo Chagas Sales
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica/DPOC:
Inflamação crônica da vias respiratórias causadas pelo cigarro ou fogão a lenha. A doença é progressiva e o cansaço e tosse são seus principais sintomas.
São 6 os pilares do tratamento:
1 Cessação do tabagismo: reduz os sintomas e aumenta a sobrevida
2 Vacinação contra gripe e pneumonia: evitar os germes atribuidos nas exacerbações infecciosas que pioram a função pulmonar
3 Obter um peso adequado com IMC>21, para melhor atividade da musculatura respiratória, melhor função pulmonar, maior resistência as infecções
4 Fisioterapia respiratória: auxilia na função pulmonar, melhorando os sintomas e reduzindo as infecções
5 Broncodilatadores: expandem melhor as vias respiratórias, reduzindo sintomas e melhorando a qualidade de vida e capacidade ao exercício
6 Atividade física: >3x por semana auxilia no ganho muscular, melhora respiratória, aumento na sobrevida e na qualidade de vida   [Mais...]

Dr Marcelo Chagas Sales - quinta-feira, 12 de março de 2020
Publicado por Marcelo Chagas Sales
Falta de Ar (dispneia): um dos principais sintomas referidos pelos pacientes.
As principais causas são cardiorespiratórias, mas principalmente pneumológicas - asma, enfisema, doenças intersticiais, hipertensão pulmonar, infecções subagudas/crônicas (fungos, bactérias e micobactérias).
Procure um pneumologista para melhor esclarecimento da causa e início precoce do tratamento!   [Mais...]

Dr Marcelo Chagas Sales - quinta-feira, 12 de março de 2020
Publicado por Marcelo Chagas Sales
Aproximadamente 15% dos indivíduos pós quadro virótico das vias aéreas podem ficar com uma tosse seca, persistente, que é conhecida como tosse reativa pós infecciosa. O quadro se resolve sozinho após 8 semanas, no entanto, é bastante incômodo ficar esse tempo todo tossindo, e também é importante uma avaliação médica para verificar a existência de outros possíveis diagnósticos. O tratamento envolve corticoides inalatórios por tempo limitado e em casos graves ou refratários, pode-se lançar mão do uso de corticoides sistêmicos por via oral.   [Mais...]
Dr Marcelo Chagas Sales - quinta-feira, 12 de março de 2020
Publicado por Marcelo Chagas Sales
Muitas pessoas usam estes termos para designar alguém que chia ou usa bombinhas para melhora dos sintomas, sem mesmo saber o que estes termos significam ou qual doença a pessoa tem. Na realidade, a grande parte destes termos são equivocadamente utilizados, já que tratam-se de uma mesma condição médica. A asma é uma doença que acomete as vias aéreas e seu diagnóstico inclui uma suspeita clínica (chieira, tosse, cansaço) associada a um exame objetivo positivo (por exemplo, a espirometria) O termo “bronquite”, que significa inflamação das vias aéreas, é totalmente inespecífico, podendo signicar várias patologias envolvidas, e não deve ser utilizado para expressar o significado da asma.   [Mais...]
Dr Marcelo Chagas Sales - quinta-feira, 12 de março de 2020
Publicado por Marcelo Chagas Sales
É uma doença genética, que acomete vários órgãos, principalmente o pulmão, gerando dilatações das vias respiratórias (bronquiectasias) e desencadeando infecções respiratórias de repetição.



Como há muito catarro acumulado na via respiratória e os mecanismos físicos de defesa não funcionam muito bem, cria-se um meio de cultura para crescimento de bactérias gerando as várias pneumonias e traqueobronquites infecciosas.



O diagnóstico pode ser feito na infância precoce com o teste do pezinho, ou em qualquer momento com o teste do suor e teste genético.



A doença tem um tratamento personalizado para cada caso, buscando reduzir a taxa de infecção, melhorar a função pulmonar e a qualidade de vida.    [Mais...]

Dr Americo Rubens Leite dos Santos - quarta-feira, 04 de março de 2020
Hipófise Prof. Dr. Américo Rubens Leite dos Santos A h ipófise é uma pequena glândula l ocalizada na base do crânio na regiã o denominada sela t úrcica. Esta glândula é direta ou indiretamente relacionada com todo equilíbrio hormonal da espécie humana. Todas as...   [Mais...]
Dra Nádia Santana - quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
A medicina integrativa reafirma a importância da relação entre paciente e profissional da saúde ; é focada na pessoa em seu todo; é informada por evidências e faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas, profissionais e disciplinas para obter o melhor da saúde e da cura.
Autonomia +Interdisciplinaridade + Autocuidado > Bem Estar do Pacientes.   [Mais...]

Dra Nádia Santana - quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
O transtorno de ansiedade generalizada tem uma prevalência ao longo da vida de 5,7%. Em um período de 12 meses,a prevalência é relatada em 3,1%; destes, 32% são classificados como graves ( Kessler et al.,2005)    [Mais...]
Dra Nádia Santana - terça-feira, 18 de fevereiro de 2020
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem se tornado muito mais difundida por aqui, ela tem uma visão um pouco diferente e parte da prevenção, diagnóstico e tratamento baseado na interação entre a natureza (elementos) e o corpo humano (partes do corpo). Essa interação se dá...   [Mais...]
Mostrar: 2, 5, 10, 25, 50
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - > - >>
1 a 25 (Total: 654)
Ainda não é usuário?
Saiba mais       Vídeos
Utilize seu Centralx Passport
$loading$